Diante da grande dificuldade em levar os alunos a sentir gosto pela leitura, percebe-se que urgente se faz trabalharmos quase que diariamente hábitos que levem o aluno a se interessar pelos livros, incentivando-o e conscientizando-o do grande benefício que a prática da leitura proporciona.
Pensando nessa dinâmica de leitura, ministramos uma aula, na qual os alunos, além de ler, produziram pequenos textos e aprenderam a elaborar uma ficha de leitura, identificando assim, informações como:
Título: Autor: Ilustrador: Editora:
Ano de publicação, etc.
Ano de publicação, etc.
Primeiramente as crianças foram instigadas a identificar e/ou ler quais as informações presentes importantes na capa do livro, como as já citadas acima.
Falamos da função de cada uma dessas informações. Em seguida, elaboramos uma ficha de leitura na qual continha:
Nome do aluno e dia que fez a leitura: Título do livro: Autor: Ilustrador: Editora: Ano de publicação: Você indicaria o livro a um colega?
Sim/Não Por que?
Faça um desenho do que você mais gostou no livro.
Em seguida fomos à biblioteca, os alunos escolheram os livros e fizeram a leitura de pequenas histórias. Registraram as informações nas fichas, conforme orientação.
Foi pedido também que cada um recontasse a história lida.
Logo após foi sugerido que formassem duplas e criassem histórias, aproveitando as fichas de leitura para retirar idéias e formular sua própria história.
Orientamos também que essas fichas devem ser catalogadas, pois poderão ser utilizadas em outras oportunidades para recordas as histórias lidas.
Para a atividade de Produção de Texto pedimos que seguissem algumas dicas:
- Lembre-os de deixar um espaço no começo da atividade para o título. Preferencialmente, após o término da escrita do texto. Assim ficará mais fácil expressarem no título algo importante do conteúdo da história.
- Oriente as crianças a organizar as idéias para que a história tenha início, meio e fim.
- Instigue-as a criar um final emocionante e criativo para a história, lembrando dos livros
- que leram.
Atividade de Português - Produção de Texto
Crie agora em dupla uma história.
Nome das crianças:______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________
Logo após foi feita a correção juntamente com a dupla de cada história, pedindo que reescrevessem o texto quantas vezes fossem necessário até que as histórias ficassem corretas e interessantes.
Durante a produção do texto e a reescrita, foi observada a produção das crianças. Analisamos os aspectos gramaticais, de produção de texto e capacidade de revisar o texto.
Como atividade de avaliação pedimos que levassem um livro para casa, lessem e fizessem uma ficha de leitura contendo todas as informações presentes na capa do livro.
Os alunos puderam ver na Internet algumas fichas de leitura e compararam com aquelas criadas em sala de aula.
Foi uma aula bastante interessante e percebemos que a grande maioria dos alunos gosta de ler e produzir textos, o que falta é motivação.
A aula foi proveitosa, prazerosa e principalmente uma aula criativa, onde os alunos puderam soltar a imaginação, compondo suas histórias e registrando em fichas o que mais chamou-lhes a atenção.
A aula foi proveitosa, prazerosa e principalmente uma aula criativa, onde os alunos puderam soltar a imaginação, compondo suas histórias e registrando em fichas o que mais chamou-lhes a atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário