PROJETO MEIO AMBIENTE
QUEM AMA CUIDA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ LEITE DE MORAES
Sandra Maria Pereira Marconi
Suzana Nogueira
Elizabete Fidelis
Maria Auxiliadora
Creuza M. de O. Barbosa
Edjane Gomes da Silva
“É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo, destrói a si mesma."
(Theodore Roosevel)
JUSTIFICATIVA
A Educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade.
Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a
realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é o que sustenta a proposta da escola Estadual José Leite de Moraes que tem como missão “promover a excelência em educação, produzindo e disseminando o conhecimento, compromissado com a formação integral do cidadão ético, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma sociedade mais justa e humana.”
Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio
ambiente buscando o conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, ela com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades.
A Escola Estadual José Leite de Moraes tem em sua metodologia a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola propõem a participação ativa da comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios . Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, bem como a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
A Escola Estadual José Leite de Moraes vê a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, uma vez que, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial. Por isso a Escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a Educação Ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas influenciam na manutenção dos seres vivos. Daí, a importância de mostrar aos educandos o significado dos pequenos atos em casa, na escola e no ambiente em que vivemos.
Assim, a Educação Ambiental busca trabalhar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente. O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
OBJETIVO GERAL:
O Projeto Meio Ambiente na Escola têm por objetivo levar aos educandos uma forma de aprendizagem holística, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras, bem como a construção de atitudes de co-responsabilidade para a preservação do planeta terra, com equilíbrio ecológico e com desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Participar da construção de um futuro sustentável para nossa comunidade, nosso município, nossa região, para o nosso Planeta;
* Criar e fortalecer espaços de debate na Escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;
· * Discutir as mudanças ambientais globais a partir de quatro subtemas: ÁGUA, AR, TERRA E FOGO;
· * Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem interfere neste meio;
· * Auxiliar na percepção da participação do homem na transformação do meio em que vive, mostrando também suas interferências negativas e o que elas tem causado à natureza;
· * Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como evitar isso;
· * Trabalhar sobre a água, o ar, o solo e a luz solar apresentando a importância de cada recurso da natureza para os seres vivos;
· * Motivar a criatividade da criança através de trabalhos manuais e pesquisas;
· * Aperfeiçoar o vocabulário, desenvolvendo a oralidade;
· * Proporcionar o contato com os recursos tecnológicos, no processo de aprendizagem e no processo de preservação do meio ambiente;
· * Pesquisar e jogar na internet sobre o tema meio ambiente;
· * Montar um livrinho sobre o meio ambiente através da informática;
· * Aprender conceitos relacionados a questões de meio ambiente;
· * Conhecer processos de industrialização de elementos da realidade contemporânea;
· * Conhecer conceitos referentes ao ciclo de produção da natureza;
· * Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente;
· * Incorporar a rotina da coleta seletiva;
· * Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;
· * Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo;
· * Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos.
METODOLOGIA
- Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
- Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
- Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
- Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
- Livro de receitas alternativas.
- Palestras.
- Paródias.
- Trilha ecológica.
- Visita ao aterro sanitário – lixão.
- Confecção de brinquedos com material reciclado.
· Trabalhos com escolha, independência, autonomia, promovendo a auto-estima.
· Comunicação e expressão para participação em ações coletivas.
· Realização de ações individuais construtivas.
· Valorização do meio social cultural e natural.
· Busca bibliográfica para os interesses e dúvidas que surgirem sobre o tem abordado.
· Leitura de textos específicos de orientações a procedimentos e experiências científicas.
· Visita a locais específicos para pesquisa de campo e experiências, como laboratório.
· Escrita de bilhetes para solicitações como: visita ao laboratório, visita ao sucateiro, etc.
· Leitura e interpretação de textos científicos.
· Desenho e pintura como forma alternativa de registro de atividade.
· Busca de informações junto aos pais e familiares.
· Troca de informação no ambiente escolar e outros.
CRONOGRAMA
Rotina de Atividades
1) Discussão com os professores sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do projeto;
2) Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.);
3) Levantamento se existe projetos sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola;
4) Envolvimento no planejamento de toda comunidade escolar na semana do meio ambiente a ser desenvolvida na escola;
5) Realização de campanhas educativas a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental;
6) Realização de palestras e cursos sobre meio ambiente;
7) Abordagem dos professores em sala de aula de diversos temas: reciclagem de lixo; água, agrotóxicos, caça ilegal, drogas, noções de saúde, etc;
Mês | Fevereiro | Março | Abril | Maio |
Atividade | Discussão com os professores sobre temas que podem ser abordados, dificuldades, expectativas, sugestões e apresentação do projeto | Levantamento do perfil ambiental das escolas (se possui área verde, horta, separação de lixo, etc.); | Planejamento para a semana do meio ambiente, com envolvimento de toda comunidade escolar. | Preparação para a semana do meio ambiente, elaboração de trabalhos pelos alunos, discussões, etc... |
Levantamento se existe projetos sobre o tema meio ambiente desenvolvido na escola; | Palestra sobre meio ambiente | |||
Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro |
Semana do Meio Ambiente – 2ª semana 1ª Avaliação – Novos encaminhamentos | Recesso Escolar | Realização de campanhas educativas a fim de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental -= Palestra sob re meio ambiente | Preparação para Feira Cultural – tema: “Meio ambiente, Biodiversidade e Água” | Preparação para Feira Cultural – tema: “Meio ambiente, Biodiversidade e Água” |
Novembro | Dezembro | |||
Feira Cultural Palestra | Avaliação |
DESENVOLVIMENTO
O mundo moderno vive um enorme paradigma, conciliar desenvolvimento econômico e social com qualidade de vida e sem destruição do meio ambiente promovendo assim, o desenvolvimento sustentável.
Para tanto se faz necessário o desenvolvimento da consciência crítica e cidadã, para que todos indistintamente entendam que é impossível crescer e desenvolver-se com a destruição do meio onde se vive e de onde se extrai tudo o que se consome.
A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo onde a participação e envolvimento de todos é muito importante: família, escola e comunidade, devem estar envolvidas.
A instituição “escola” é um instrumento fundamental no desenvolvimento da educação ambienta /gestão ambiental”.
A Escola estadual José Leite de Moraes , pretende assim, conscientizar e educar seus alunos e comunidade em geral quanto a importância da coleta seletiva do lixo urbano como meio de recuperar e preservar o meio ambiente, mostrando que nem tudo o que parece lixo é lixo, ou seja, a reutilização e a reciclagem do lixo pode ser fonte de renda e de sustento para muitas famílias. A escola pretende transformar seu aluno num verdadeiro cidadão consciente de que o meio ambiente começa em nosso meio e que é construído a partir de pequenos gestos como, colocar cada lixo no seu devido lugar, e aquilo que não for lixo transformá-lo em luxo.
Para que nossa casa, o Planeta Terra, continue existindo é preciso cuidar dela e mantê-la sempre limpa, e isto é papel de todos os seres humanos.
O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
Avaliação
A proposta de avaliação do projeto estará condizente com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar. A proposta alinhar-se-á a uma “concepção de formação humana [em que] a avaliação é um processo dinâmico, um permanente aprendizado do educador sobre o educando” (MATO GROSSO, SEDUC, 2009, p. 49).
Em consonância com as Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso, entendemos que a avaliação contemplará um processo contínuo em que tanto o educando quanto o educador aprendem conjuntamente. Ainda na ótica dos Ciclos de Formação Humana do Estado de Mato Grosso, a avaliação do projeto atuará “nas dimensões diagnóstica, processual e cumulativa, por entender que todas essas dimensões são necessárias para dar sustentação à avaliação formativa” (idem, ibidem). Portanto, o projeto contemplará a avaliação em suas três dimensões: sondagem, avaliação dos processos de ensino-aprendizagem e somativa; buscando com isso, registrar as produções e relatar os desempenhos e dificuldades dos discentes por meio de uma gama de instrumentos e técnicas avaliativas orais e escritas – produção de relatórios, seminários em grupo, ficha de avaliação e observação.
Os critérios de avaliação são elencados a seguir: participação, motivação (interesse), frequência, produções em grupo e provas escritas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
BRASIL, Câmara dos deputados. Constituição da república federativa do Brasil.
Brasília: [s.n.], 1988.
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
MAIA, Lerson F. dos Santos. Trabalhos acadêmicos: princípios, normas e técnicas.
Natal: CEFET – RN, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11.ed. São Paulo:
Cortez, 2005.
ANEXOS
A seguir, fotos das maquetes feitas com os alunos da Escola Estadual José Leite de Moraes sobre o Projeto Meio Ambiente e apresentada à Comunidade Escolar.
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